A implementação da nova Base Nacional Comum Curricular – até os Anos Finais do Ensino Fundamental – está na pauta das escolas brasileiras esse ano, devendo estar concluída até 2020 se tudo correr dentro do previsto.
Diante disso, precisamos nos preparar com informações, estudos, formações, preparação de materiais, adequação de currículos e tudo mais, para dar conta dessa demanda.
Nesse sentido, por se tratar de algo novo, que exige mudanças, reestruturações, novas formas de pensar e de fazer, nós, da TecnologiaEducaBrasil, decidimos criar uma série de materiais dedicada aos professores da Educação Básica – e que terá um site próprio em breve – para contribuir com esse processo de transição, procurando torná-lo mais agradável e interessante.
A nossa intenção é dar exemplos e mostrar como associar, na prática, as Unidades Temáticas – UT -, os Objetos de Conhecimento – OC – (e suas respectivas Habilidades), e as Competências envolvidas da BNCC quando relacionadas(os) às tecnologias digitais.
Obviamente, não temos a pretensão de esgotar todas as inserções de tecnologia digital da Base, mas, sim, pontualmente, abordarmos alguns tópicos relacionados a essa temática.
Para começar, escolhemos a área de Matemática – com o componente curricular de mesmo nome -, na etapa Ensino Fundamental Anos Finais (8° ano), para desenvolvermos um projeto envolvendo tecnologia digital.
Esse projeto associa a UT Geometria a um dos seus OC Construções geométricas: ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares que, por sua vez, pode ser associado à Habilidade (EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
Acesse o projeto e, se for de seu interesse, discuta, comente e opine sobre ele. A ideia é fomentar o debate para que todos possamos participar ativamente e de modo propositivo desse processo de implementação da Base.
Prof. Carlos Sanches