Esse post se refere ao evento criado por nós e aprovado na Semana Europeia de Programação / Código – CodeWeek 2019. Com isso, recebemos o badge “organizador” – o que muito nos honra.
Trata-se de um plano de aula para professores que aborda a resolução de um problema – o entendimento e a realização de uma reação ácido-base de Arrhenius – através do Pensamento Computacional. O tema é da área de Química, mas a proposta/abordagem pode ser apropriada e remixada de modo a se adequar a qualquer área do conhecimento.
O principal objetivo é desenvolver o Pensamento Computacional para a resolução de problemas. Há muitas formas de fazer isso, incluindo atividades plugadas e desplugadas, e vários softwares e aplicativos à disposição. No nosso caso, optamos por uma atividade plugada – conectada – com a utilização do Planilhas Google. Há, também, a opção da utilização do Excel.
Participe dessa atividade lendo e, se for de seu interesse, aplicando, também, esse plano em suas aulas, adaptando-o às suas necessidades.
Prof. Carlos Sanches