Edição de Vídeos como Metodologia Ativa

Minicurso online gratuito ministrado no I Congresso Internacional Educação, Tecnologia & Sociedade 2021 da UFMG

Esse curso está alinhado à competência 5 – Cultura Digital – da BNCC

Acesse o Minicurso

A proposta 

Objetivo geral: Essa oficina/minicurso tem por objetivo iniciar os educadores da educação básica na edição de vídeos com propósitos pedagógicos. A ideia é praticar para verificar como a parte técnica (edição) pode nos ajudar a produzir vídeos com o desenvolvimento de roteiros, narrativas, senso crítico, criatividade, comunicação, entre outras competências e habilidades.

Justificativa de aderência ao evento: desenvolver competências e habilidades digitais e não digitais associadas a uma abordagem ativa para atuar de modo mais dinâmico, propositivo e com mais significado diante dos atuais desafios da educação e do mundo contemporâneo, tendo o aluno como protagonista desse processo.

Conteúdo:

  1. Planejamento 5W2H.
  2. Como desenvolver o planejamento.
  3. Definição de Rubricas.
  4. Escolha de um tema a ser discutido.
  5. Escolha de assuntos a serem discutidos relacionados ao tema escolhido.
  6. Edição básica de vídeos: o que é e quais são seus fundamentos – como escolher o editor.
  7. Por que utilizar a edição de vídeos como abordagem pedagógica ativa para desenvolver competências e habilidades digitais e não digitais – e não, apenas, como uma ferramenta técnica?
  8. Conhecendo o ambiente de um editor de vídeos.
  9. Importação de arquivos para o editor de vídeos.
  10. Atividades técnicas fundamentais: cortes, eliminação e junção de trechos cortados, colorização, vídeo sobre vídeo, efeito chroma key, faixas de vídeo e de áudio, trilha sonora, quadro-chave e outros.
  11. Desenvolvimento de narrativa, argumentação e senso crítico através da edição no âmbito da produção de um vídeo: roteirização, desenvolvimento, edição e produção. Toda edição – corte, alteração de cor, introdução de áudio etc – deve ter um propósito e uma justificativa dentro de um contexto de aprendizagem.
  12. Fechamento e breve discussão: a edição de vídeos pode ser útil e contribuir para uma educação mais significativa atuando como metodologia ativa?

Resultados esperados: Espera-se que os participantes adquiram as competências e habilidades digitais básicas na edição de vídeos e que entendam e percebam o quanto essa proposta pode desenvolver, também, algumas importantes competências e habilidades não digitais fundamentais no mundo contemporâneo.

Descrição da Oficina / Minicurso

Essa oficina/minicurso tem a intenção de ser útil aos educadores contribuindo com uma introdução a um tipo de abordagem ativa em sala de aula através da edição de vídeos.

A ideia é desenvolver atividades práticas que demonstrem o quanto a edição de vídeos pode contribuir para a aquisição de competências e habilidades digitais e não digitais como senso crítico, argumentação, roteirização, narrativas e outras.

A proposta se baseia em atividades técnicas – como cortes, colorização, inserção de áudios, transições etc – lastreadas em argumentações/justificativas dentro de um contexto de aprendizagem.

Cada corte, cada alteração de cor, ou cada inserção de áudio, por exemplo, deve ser justificada dentro do tema e do contexto que se deseja desenvolver em sala de aula/ambiente de aprendizagem.

Para fazer isso na prática, serão mostrados/utilizados pequenos trechos de vídeos para serem editados com base em intencionalidades. Ou seja: uma determinada cena/situação estará posta e deverá ser alterada/editada para que esse vídeo sofra alguma alteração de sentido, sensação, intenção, ambiente, impacto etc, de acordo com o objetivo que se queira atingir com isso.

Portanto, a intenção é demonstrar, na prática, como a edição de vídeos pode atuar como ferramenta de aprendizagem ativa em vários contextos na sala de aula/ambiente de aprendizagem no dia a dia do professor.

Não há conhecimentos prévios necessários para essa oficina/minicurso.

Como referência, cito um artigo escrito, em 1995, pelo professor José Moran intitulado “O Vídeo na Sala de Aula” onde já se propunha “modificar o vídeo” – com citações/propostas de edições inclusive – em uma época que não tínhamos a facilidade que temos hoje de acessar, utilizar e possuir um editor de vídeos por conta do desenvolvimento da tecnologia digital.

Boas aprendizagens!!

Prof. Carlos Sanches

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s