Minicurso online gratuito ministrado no I Congresso Internacional Educação, Tecnologia & Sociedade 2021 da UFMG
Esse curso está alinhado à competência 5 – Cultura Digital – da BNCC
A proposta
Objetivo geral: Essa oficina/minicurso tem por objetivo iniciar os educadores da educação básica na edição de vídeos com propósitos pedagógicos. A ideia é praticar para verificar como a parte técnica (edição) pode nos ajudar a produzir vídeos com o desenvolvimento de roteiros, narrativas, senso crítico, criatividade, comunicação, entre outras competências e habilidades.
Justificativa de aderência ao evento: desenvolver competências e habilidades digitais e não digitais associadas a uma abordagem ativa para atuar de modo mais dinâmico, propositivo e com mais significado diante dos atuais desafios da educação e do mundo contemporâneo, tendo o aluno como protagonista desse processo.
Conteúdo:
- Planejamento 5W2H.
- Como desenvolver o planejamento.
- Definição de Rubricas.
- Escolha de um tema a ser discutido.
- Escolha de assuntos a serem discutidos relacionados ao tema escolhido.
- Edição básica de vídeos: o que é e quais são seus fundamentos – como escolher o editor.
- Por que utilizar a edição de vídeos como abordagem pedagógica ativa para desenvolver competências e habilidades digitais e não digitais – e não, apenas, como uma ferramenta técnica?
- Conhecendo o ambiente de um editor de vídeos.
- Importação de arquivos para o editor de vídeos.
- Atividades técnicas fundamentais: cortes, eliminação e junção de trechos cortados, colorização, vídeo sobre vídeo, efeito chroma key, faixas de vídeo e de áudio, trilha sonora, quadro-chave e outros.
- Desenvolvimento de narrativa, argumentação e senso crítico através da edição no âmbito da produção de um vídeo: roteirização, desenvolvimento, edição e produção. Toda edição – corte, alteração de cor, introdução de áudio etc – deve ter um propósito e uma justificativa dentro de um contexto de aprendizagem.
- Fechamento e breve discussão: a edição de vídeos pode ser útil e contribuir para uma educação mais significativa atuando como metodologia ativa?
Resultados esperados: Espera-se que os participantes adquiram as competências e habilidades digitais básicas na edição de vídeos e que entendam e percebam o quanto essa proposta pode desenvolver, também, algumas importantes competências e habilidades não digitais fundamentais no mundo contemporâneo.
Descrição da Oficina / Minicurso
Essa oficina/minicurso tem a intenção de ser útil aos educadores contribuindo com uma introdução a um tipo de abordagem ativa em sala de aula através da edição de vídeos.
A ideia é desenvolver atividades práticas que demonstrem o quanto a edição de vídeos pode contribuir para a aquisição de competências e habilidades digitais e não digitais como senso crítico, argumentação, roteirização, narrativas e outras.
A proposta se baseia em atividades técnicas – como cortes, colorização, inserção de áudios, transições etc – lastreadas em argumentações/justificativas dentro de um contexto de aprendizagem.
Cada corte, cada alteração de cor, ou cada inserção de áudio, por exemplo, deve ser justificada dentro do tema e do contexto que se deseja desenvolver em sala de aula/ambiente de aprendizagem.
Para fazer isso na prática, serão mostrados/utilizados pequenos trechos de vídeos para serem editados com base em intencionalidades. Ou seja: uma determinada cena/situação estará posta e deverá ser alterada/editada para que esse vídeo sofra alguma alteração de sentido, sensação, intenção, ambiente, impacto etc, de acordo com o objetivo que se queira atingir com isso.
Portanto, a intenção é demonstrar, na prática, como a edição de vídeos pode atuar como ferramenta de aprendizagem ativa em vários contextos na sala de aula/ambiente de aprendizagem no dia a dia do professor.
Não há conhecimentos prévios necessários para essa oficina/minicurso.
Como referência, cito um artigo escrito, em 1995, pelo professor José Moran intitulado “O Vídeo na Sala de Aula” onde já se propunha “modificar o vídeo” – com citações/propostas de edições inclusive – em uma época que não tínhamos a facilidade que temos hoje de acessar, utilizar e possuir um editor de vídeos por conta do desenvolvimento da tecnologia digital.
Boas aprendizagens!!
Prof. Carlos Sanches