ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos, Ensino Híbrido, Flipped Class Room, Laboratório Maker, Design Thinking são algumas das chamadas metodologias inovadoras ou ativas.
Mas, o que são metodologias inovadoras ou ativas?
O manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 já declarava e reivindicava, em três trechos importantes destacados abaixo, a importância, a relevância e a necessidade de se inovar na educação:
- “O que distingue da escola tradicional a escola nova, não é, de fato, a predominância dos trabalhos de base manual e corporal, mas a presença, em todas as suas atividades, do fator psicobiológico do interesse, que é a primeira condição de uma atividade espontânea e o estímulo constante ao educando (criança, adolescente ou jovem) a buscar todos os recursos ao seu alcance, graças à força de atração das necessidades profundamente sentidas”.
- “A escola deve utilizar todos os recursos formidáveis, como a imprensa, o disco, o cinema e o rádio. ”
- “Mas, o exame, num longo olhar para o passado, da evolução da educação através das diferentes civilizações, nos ensina que o “conteúdo real desse ideal” variou sempre de acordo com a estrutura e as tendências sociais da época, extraindo a sua vitalidade, como a sua força inspiradora, da própria natureza da realidade social. ”
Portanto, embora não seja exatamente uma novidade, hoje temos mais e melhores condições tecnológicas e sociais – estamos no chamado período pós-industrial ou era da informação e conhecimento – do que tivéramos no passado de aplicar essas metodologias inovadoras ou ativas juntamente com as ferramentas tecnológicas para desenvolvermos as tão sonhadas competências e habilidades do século 21, tais como colaboração, resiliência, criatividade, persistência, senso crítico, autonomia e outras mais.
Então, como poderíamos definir ou entender as metodologias inovadoras ou ativas? Sem a pretensão de ser a única ou “a mais correta e precisa”, uma possível definição seria “são as metodologias que fornecem as condições necessárias e permitem ao estudante desenvolver as competências e habilidades desse século de modo ativo, participativo e engajador”.
A TecnologiaEducaBrasil estuda, analisa e pesquisa essas novas metodologias e sua aplicação na educação de modo contínuo, promovendo algumas capacitações tecnológicas que as envolve.
Para mais informações, por favor, entre em contato.
Equipe TecnologiaEducaBrasil