É com muita honra que anuncio a publicação de um recurso brasileiro na página Aprender da Code Week 2020. Para ver/acessar esse recurso, basta rolar a página para baixo e procurar pelo nome BANCO ONLINE ou digitá-lo na barra de pesquisa “Procurar recursos”.
Trata-se de um projeto relacionado à aprendizagem do pensamento computacional e da lógica de programação em Scratch – linguagem baseada em blocos.
A seguir, veja alguns itens relacionados a esse projeto:
- OBJETIVO: Estimular o raciocínio lógico e matemático básico, além da criatividade, de maneira lúdica, com a criação de um banco online fictício. A ideia, aqui, não é a simples utilização e visualização, mas, sim, estudar o código criado para, a partir disso, criar algo semelhante do “seu jeito”. Ou seja, o objetivo é fazer cada pessoa/estudante – ou grupo de estudantes – criar o “seu próprio banco” através da “sua” codificação com os blocos.
- PROPOSTA: Pensar em como as transações bancárias, de um modo básico e simples, funcionam na prática. Desse modo, se cria algo funcional simulando como esse processo ocorre nos bancos online reais. Procure entender como cada elemento do projeto funciona e por que ele tem determinado comportamento ou faz uma ação específica.
- PARA QUEM: Esse projeto pode ser utilizado por qualquer pessoa de qualquer idade. Para a educação, ele pode ser adequado para estudantes do fundamental II – no Brasil – principalmente (estudantes da faixa etária de 11 a 14 anos).
Se for de seu interesse, aproveite esse recurso para discutir/ensinar/desenvolver competências e/ou habilidades relacionadas com lógica e pensamento computacional.
Prof. Carlos Sanches